O futebol gaélico é, juntamente com o hurling (mais um para a nossa lista), um dos desportos mais populares na Irlanda, mas é desconhecido por quase todo o mundo. Aliás, que se saiba, para além da Irlanda, só a Nova Zelândia e a Austrália o praticam. Mas o que é que tem o futebol gaélico de diferente do “nosso” futebol?!
Quase tudo. O futebol gaélico joga-se num campo relvado que tem entre 130 a 145 metros de comprimento e entre 80 a 90 metros de largura. Em cada extremidade está uma baliza… em forma de um gigantesco H. Sim, como no rugby, mas esta só é parecida com o rugby na metade superior. Na metade inferior temos uma baliza de futebol! E os golos marcados valem pontos diferentes consoante a metade por onde a bola entrar: se for por cima vale um ponto, se for por baixo vale três. No final ganha quem tiver mais pontos, mas isto não é nada surpreendente. Surpreendente é o facto de ser permitido jogar não só com os pés, mas também com as mãos!
Mas não é tão simples como devem estar a pensar. Entre as regras da modalidade temos aquelas que não permitem tirar a bola do chão com as mãos, nem dar mais de quatro passos sem a passar. Também não é possível trocar de mão, ou seja, fazer a bola circular da mão esquerda para a direita, nem tão pouco passá-la por cima do adversário, ultrapassá-lo e apanhá-la do outro lado. Nada de truques!
A bola é pouco mais pequena que a de futebol, mas mais pesada e com costuras que fazem lembrar as bolas de voleibol. Em campo, para além dos 15 elementos de cada equipa, estão 8 árbitros. O jogo tem duas partes de 30 minutos e em caso de empate há um prolongamento de 20. Mais curiosidades? Espreitem o site oficial da Gaelic Athletic Association (GAA), a maior organização desportiva irlandesa, que coordena mais três desportos gaélicos, para além deste.
Não temos uma história muito detalhada do desporto para vos contar. Podemos apenas adiantar que se acredita que descenda do antigo futebol irlandês, chamado “Caid”, e que a sua versão moderna se estabeleceu em 1887. O ponto alto da modalidade é o campeonato nacional – All Ireland Championship – que começa em Maio e vai até Setembro. É disputado por 34 equipas, divididas em quatro condados. Numa primeira fase temos as eliminatórias locais, das quais saem os campeões que disputam a fase final, na qual quem perde sai. A final do campeonato assegura sempre a lotação do estádio Croke Park, o quarto maior da Europa. É que os irlandeses vivem o futebol gaélico com todo o entusiasmo! http://vaiajogo.apostaganha.pt/?s=nata